quinta-feira, 1 de julho de 2010

A FORMAÇÃO DO EDUCADOR

A FORMAÇÃO DO EDUCADOR

Toda sociedade possui um sistema de educação, simples ou complexo, primitivo ou avançado. Para que os homens continuem produzindo os bens de que necessitam para satisfazer suas necessidades biológicas e sociais, tornando-se indispensável a contínua preparação de profissionais para todos os tipos de trabalho. Nenhuma sociedade poderia subsistir, caso fosse privada dos instrumentos da cultura, que aprendemos a manejar nas escolas.
Mas é um engano pensarmos que o mais importante esforço humano, a educação, se restrinja apenas à transmissão de conhecimentos e à formação de profissionais. Esta voltada à formação da personalidade humana que constituirão a família. É necessário entender que os filhos em quanto permanecem em sua responsabilidade é preciso educa-los e Ter um padrão de educação até encontrar seus próprio estilo e personalidade.
Formar um homem, essa é a principal meta dos educadores; instruir estudantes e formar profissionais, esses são os objetivos dos educadores. Mas na prática um professor que trabalha em escola Fundamental e de ensino médio tem por escopo executar as duas funções, a de colaborar na formação dos traços de personalidade dos educandos ( momento de caráter) e leva-los a adquirir certas habilidades para os diferentes tipos de trabalho em que poderão dispensar suas energias quando adultos.
No momento em que o professor deixa de refletir sobre o significado do seu trabalho na formação da personalidade da criança ou do adolescente, e se limitar apenas a transmitir conhecimentos, a informar, ele será um instrutor e não um educador. A função do professor não é somente de ensinar, os pais e as autoridades responsáveis pela educação empregam a palavra professor como sinônimo de educador.
Outro engano muito freqüente é o de identificador a educação como uma prática visando apenas a transmissão dos conhecimentos acumulados. Vista neste sentido, não seria ela um investimento em função do processo nacional, mas sim um meio de se manter idéias, técnicas, valores e padrões de conduta social do passado. Se formos educar as novas gerações como fomos educados, estaremos negando a principal finalidade da educação, que é a de preparar o homem para um dado momento histórico e provocar mudanças, transformações em vista de uma existência cada vez melhor da sociedade. Assim considerada, a educação consiste num processo de permanente transmissão e renovação de idéias, técnicas, valores, atitudes e padrões de conduta social.
DANDO EXEMPLO

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ARTE EDUCAÇÃO. No seu trabalho criador, o indivíduo utiliza e aperfeiçoa processos que desenvolvem a percepção, a imaginação, a observação, o raciocínio, o controle gestual. Capacidade psíquica que influem na aprendizagem. No processo de criação ele pesquisa a própria emoção, liberta-se da tensão, ajusta-se, organiza pensamentos, sentimentos, sensações e forma hábitos de trabalho. Educa-se.
Ser arte educador é doar-se Débora Fontes
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