tag:blogger.com,1999:blog-782513580725903278.post8201511581159724132..comments2014-04-15T01:01:14.900-07:00Comments on ARTE EDUCAÇÃO E A PSICOPEDAGOGIA: A ARTE ATELIÊ Débora FontesARTE EDUCAÇÃO e PSICOPEDAGOGIAhttp://www.blogger.com/profile/07506693285325023022noreply@blogger.comBlogger4125tag:blogger.com,1999:blog-782513580725903278.post-23905355494145403502014-04-15T01:01:14.900-07:002014-04-15T01:01:14.900-07:00Símbolos da Páscoa
Um dos símbolos da Páscoa é o c...Símbolos da Páscoa<br />Um dos símbolos da Páscoa é o coelho. O animal tornou-se símbolo porque, em tempos antigos, no hemisfério norte, a celebração era exatamente no fim do inverno e o início da primavera, quando os animais apareciam nos campos, com seus filhotes, era a época da fertilidade.<br />O ovo também é um símbolo da páscoa, pois representa o começo da vida. Vários povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes boa passagem para uma vida feliz..<br />PORTAL da LITERATURAhttps://www.blogger.com/profile/04945047665118932121noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-782513580725903278.post-22788052716948839372014-04-15T00:58:59.528-07:002014-04-15T00:58:59.528-07:00O que é Páscoa:
Páscoa significa passagem. É a cel...O que é Páscoa:<br />Páscoa significa passagem. É a celebração mais importante da Igreja Cristã, onde se comemora a "Ressureição de Jesus Cristo". A Páscoa está inserida na Semana Santa, onde na "Sexta Feira Santa" é celebrada a crucificação de Jesus, e no "Domingo de Páscoa" se celebra a Ressurreição e sua primeira aparição para os seus discípulos.<br />O "Domingo de Páscoa" acontece após a primeira lua cheia que ocorre no início da primavera, no hemisfério Norte. A Páscoa é uma festa móvel, varia o dia a cada ano, a data é sempre comemorada entre os dias 22 de março e 25 de abril. A Páscoa é comemorada em vários países. Os espanhóis chamam a data de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.<br />PORTAL da LITERATURAhttps://www.blogger.com/profile/04945047665118932121noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-782513580725903278.post-53813842911181179222013-07-21T09:45:59.140-07:002013-07-21T09:45:59.140-07:00RECREAÇÃO
Dinâmicas de Grupo
Envie sua dinâmica e ...RECREAÇÃO<br />Dinâmicas de Grupo<br />Envie sua dinâmica e enriqueça nossa página ! Quero enviar minha idéia<br />89. Dinâmica: "da opinião"<br /><br />Objetivo: As pessoas expressarem opiniões umas sobre as outras sem que se saiba quem escreveu o papel.<br />Participantes: qualquer grupo<br />Material: papel, envelope, cesta, caneta<br />Procedimento:<br />1.º passo: colocar papéis com nome de cada (todos) componente do grupo em um envelope ou uma cesta.<br />2.º passo: pedir para cada componente do grupo sortear um papel ao mesmo tempo.<br />3.º passo: marcar um tempo de 5 ou 10 minutos para que todos escrevam nos papéis.<br />4.º passo: cada um deverá escrever individualmente o que acha daquela pessoa em que foi tirada no papel.<br />5.º passo: o líder deve informar aos participantes que o papel colocado ali deve ser escrito: erros, elogios, críticas ou o que aquela pessoa tirada pode melhorar.<br />EU SOU ALGUÉM<br />Objetivos:<br />Perceber os valores pessoais; perceber-se como ser único e diferente dos demais.<br />Material:<br />Folhas de papel e lápis.<br />Como Fazer:<br />1 - Em círculo, sentados. <br />2 - Distribuir uma folha para cada um, pedindo que liste no mínimo dez características próprias. Dar tempo. <br />3 - Solicitar que virem a folha, dividam-na ao meio e classifiquem as características listadas, colocando de um lado as que facilitam sua vida e do outro as que dificultam. Dar tempo. <br />4 - Em subgrupos, partilhar as próprias conclusões. <br />Avaliação:<br />Qual o lado que pesou mais? - O que descobriu sobre você mesmo, realizando a atividade?<br />Comentários:<br />1 - A consciência de si mesmo constitui-se no ponto inicial para cada um se conscientizar do que lhe é próprio e das suas características. Com este trabalho é possível ajudar aos participantes a se perceberem, permitindo-lhes a reflexão e a expressão dos sentimentos referentes a si próprios.<br />2 - Deve ser utilizada em grupos menores, cerca de vinte participantes.<br /><br />DINÂMICA DE INTEGRAÇÃO<br />Objetivos:<br />Oportunizar um maior conhecimento de si mesmo e facilitar melhor relacionamento e integração interpessoal. <br />Material:<br />Lápis e uma folha de papel em branco para todos os participantes.<br />Como Fazer:<br />1 - O facilitador explicita o objetivo e a dinâmica do exercício. <br />2 - Em continuação, pede que cada um escreva, na folha em branco, alguns dados de sua vida, fazendo isso anonimamente e com letra de fôrma, levando para isso seis a sete minutos. <br />3 - A seguir, o facilitador recolhe as folhas, redistribuindo-as, cabendo a cada qual ler em voz alta a folha que recebeu, uma por uma. <br />4 - Caberá ao grupo descobrir de quem é, ou a quem se refere o conteúdo que acaba de ser lido, justificando a indicação da pessoa. <br />5 - Após um espaço de discussão sobre alguns aspectos da autobiografia de cada um, seguem-se os comentários e a avaliação do exercício.<br /><br />FOTOLINGUAGEM - COMUNICAÇÃO<br />Objetivos:<br />Olhando para as fotos sobre a realidade que se vive, aprender a ligar dois ou mais fatos e ter uma opinião sobre eles.<br />Material:<br />Fotos de jornais e revistas espalhadas por toda a sala. <br />Como Fazer:<br />Os participantes passeiam pela sala, olhando as fotos e escolhem duas fotos que tenham ligação entre si. Depois, durante 7 minutos, pensam nas seguintes questões:<br />a) Que realidade me revelam? <br />b) Qual a ligação entre elas? <br />c) Por que me identifiquei com elas?<br />Refletir:<br />Cada um apresenta as fotos e as conclusões às quais chegou. O restante do grupo pode questionar a ligação dos fatos entre si e fazer umas duas perguntas para clarear melhor as afirmações.<br /><br />Débora Fonteshttps://www.blogger.com/profile/09201167621135862696noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-782513580725903278.post-60603440260059218612011-12-12T01:56:24.858-08:002011-12-12T01:56:24.858-08:00O professor verdadeiro é compreensivo, mantem um d...O professor verdadeiro é compreensivo, mantem um diálogo aberto, o entendimento e a cooperação são as melhores maneira de se respeitar e ser respeitado. Estas orientações são instrumento de capacidade,clareza, princípios, intelectual demostra conhecimento, e liderança.EDUCAÇÃO E ARTEhttps://www.blogger.com/profile/05673850292678579970noreply@blogger.com